IV SIMTEC

Trabalhos

O IV Simtec recebeu mais de 350 trabalhos sobre pesquisas, métodos, experiências, melhorias organizacionais, inovação, etc. desenvolvidos pelos profissionais da Unicamp. Os anais (resumos dos trabalhos) estarão disponíveis a todos os inscritos no evento, através de acesso à áea restrita.

Minicursos

Nesta edição do Simtec foram oferecidas mais de 30 opções, das mais variadas temáticas. Os minicursos são cursos de curta duração e foram realizados no período de 23 a 31 de outubro de 2012. Clique aqui e confira a lista de minicursos oferecidos.

Palestras

A Comissão Organizadora do IV Simtec agendou palestras com temáticas atuais e proferidas por autoridades no assunto. No link "programação" você poderá conferir a lista das palestras e demais atividades que serão desenvolvidas nos dois dias do evento.

Certificados e Secretaria

Todos os inscritos no Simtec receberão certificados de participação no evento. As apresentações de trabalhos terão certificados específicos. A Secretaria do IV Simtec estará à disposição para orientar e auxiliar na confecção de pôsteres, no envio de trabalhos e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

MINICURSOS

 

Galeria de fotos dos minicursos do IV Simtec



Confira abaixo a relação dos minicursos que foram ministrados nas semanas que antecederam o IV Simtec.

01 - A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE (turma 1)


CARLOS APARECIDO ZAMAI
FEF - Programa Mexa-se

Ementa: Ênfase sobre Atividades físicas; Saúde; Qualidade de vida; Fatores de risco a saúde; Doenças crônicas não transmissíveis; Conscientizar e estimular a população universitária sobre a prática de atividades físicas como fator de promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; Conscientizar a comunidade da Universidade Estadual de Campinas sobre a importância da atividade física para o bem-estar e melhora da qualidade de vida; Avaliações antropométricas no local com bolsistas do Programa Mexa-se.

  • Data de realização: 24 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Auditório I da AFPU



03 - APOSENTADORIA: COMO ME ORGANIZAR?


ESTELA DALL OCA TOZETTI / LUCIENE RODRIGUES DE OLIVEIRA BORGES
DPD/ DGRH

Ementa: Apresentação das questões gerais envolvidas no processo de aposentar-se. Considerações sobre aspectos emocionais, de cidadania e de desenvolvimento relacionadas a situação da vida quando a aposentadoria se aproxima. Reflexões sobre a relação aposentadoria e envelhecimento.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 09:30 às 11:30
    Local: Sala Multiuso da AFPU


04 - BIBLIOTERAPIA COM NARRATIVAS DE HISTÓRIAS


ELAINE CRISTINA VILLALBA DE MORAES
DIVISÃO DE INFORMÁTICA - HC

Ementa: O minicurso “Biblioterapia com Narrativas de Histórias” está direcionado a todos aqueles que apreciam – ou não -  a literatura e a oralidade das histórias. Tem como  objetivo promover uma experiência possível de “terapia por meio de livros e ou narrativas” , pois quantas vezes, por causa do vício de outras fontes de informação tais como:  noticiários; jornais; revistas; livros técnicos ou apenas didáticos, acabamos perdendo  o encantamento pela literatura e pelas narrativas e com isso deixamos de nos beneficiar de um dos mais antigos e  fabulosos recursos terapeuticos para nos apoiar no dia-a-dia. Através de teoria e jogos dinâmicos, o Mini Curso abordará a origem desta ideia, como as "doses de palavras" ampliam nosso conhecimento, ajudam a re-significar nossas experiências e como aplicá-la em nossa vida pessoal, profissional e social.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 14:00 às 16:45
    Local: Sala de Dança da FEF


05 - BIODANZA: A IDENTIDADE DO SER HUMANO NO  MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO O PODER DO AFETO


JANAÍNA DE FÁTIMA FONTEBASSO
PREFEITURA DA UNICAMP - DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE

Ementa: As aceleradas e profundas transformações que o mundo vem passando nas últimas décadas vêm impondo cada vez mais mudanças rápidas no cotidiano e na vida de todos nós seres humanos. Os corações e mentes entram em atividades com a atenção centrada em um número de ações e reações concretas distribuídas pelos espaços da instituição por meio de pessoas que, de formas muito particulares iniciam as suas jornadas de atividades, em espaços diferentes, em velocidades diferentes, com preocupações específicas e peculiares problemas, constituindo com isso específicas formas e processos de trabalho.

  • Data de realização: 24 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Sala de Dança da FEF


06 - BREVES BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS, NEGROS E NEGRAS, EM DESTAQUE NA HISTÓRIA DO BRASIL


ODAIR MARQUES DA SILVA
CIS GUANABARA/PREAC

Ementa: Breves Biografias de Personagens, Negros e Negras, em Destaque na História do Brasil.

  • Data de realização: 29 de outubro, das 14:30 às 16:30
    Local: Instituto de Geociências - Sala EB-15


07 - COMO CUIDAR DE LIVROS, DOCUMENTOS E PARTITURAS


CECILIA EVANGELINA STUCCHI / MIRDZA CRISTINE SICHMANN
CIDDIC / CMU

Ementa: Como iniciar as atividades com poucos recursos, porém com conhecimento adequado? Essa é uma das preocupações do Ciddic, que se propõe a contribuir como multiplicador de conhecimentos adquiridos a partir de sua própria experiência com a preservação de acervo de memória.Dessa forma, apresentaremos as principais atividades e etapas iniciais para a conservação das obras em suporte papel: higienização, pequenos reparos, acondicionamento e guarda.

  • Data de realização: 30 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Sala Multiuso da AFPU


08 - CONCEITOS DE DESIGN PARA UTILIZAÇÃO EM POSTER (turma 1)


ALEX CALIXTO DE MATOS
PREAC

Ementa: Planejamento Tipográfico; Alinhamento da composição; Seleção de Tipos; Psicodinâmica das cores;

  • Data de realização: 30 de outubro, das 11:30 às 12:45
    Local: Instituto de Geociências - Sala EB-15


09 - CONCEITOS DE DESIGN PARA UTILIZAÇÃO EM POSTER (turma 2)


ALEX CALIXTO DE MATOS
PREAC

Ementa:
Planejamento Tipográfico; Alinhamento da composição; Seleção de Tipos; Psicodinâmica das cores;

  • Data de realização: 31 de outubro, das 11:30 às 12:45
    Local: Instituto de Geociências - Sala EB-15


10 - CONSTRUINDO RELAÇÕES PESSOAIS DE SUCESSO


DECIO HENRIQUE FRANCO
FOP- PIRACICABA

Ementa: A proposta é apresentar habilidades necessárias para o funcionário ter sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais dentro da organização. É fundamental saber lidar tanto com seus colegas de trabalho, quanto com os superiores e subordinados. Dentre as habilidades necessárias, serão destacados: saber ouvir; criar confiança; usar a persuasão; adquirir sabedoria política; lidar com conflitos; dentre outras habilidades a serem trabalhadas neste curso.

  • Data de realização: 30 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório II da AFPU


11 - CONVERSAS SOBRE MÚSICA


JORGE LUIZ SCHROEDER
IA - DEPARTAMENTO DE ARTES CORPORAIS

Ementa: Este minicurso faz parte de uma pesquisa maior que realizamos sobre a música quando tomada como uma linguagem simbólica. Através de uma série de audições de músicas de diversos gêneros, tentamos aproximar um pouco mais os participantes do universo musical. Para isso levamos em conta alguns princípios básicos. Primeiro: o vínculo íntimo que as músicas possuem com os diversos campos da atividade humana, o que a torna também diversa e heterogênea, condicionada histórica e geograficamente aos núcleos de significados e valores construídos por cada campo específico. Segundo: os diversos diálogos que as diversas músicas mantém umas com as outras, dentro de uma dimensão simbólica, tanto quando fazem parte de um mesmo gênero musical quanto são afastadas ou estranhas umas às outras. Terceiro: os diversos modos de relação que se estabelecem entre as músicas e as pessoas que as realizam ou ouvem, recuperando e colocando em confronto valores e significados culturalmente compartilhados de um modo particular em cada execução ou audição. Quarto: as complexas relações internas, entre elementos musicais, que se estabelecem em cada música, particularizando-as por um lado, ao mesmo tempo em que as identifica com outras de mesmo gênero ou estilo, por outro. Tentamos com isso estabelecer um caminho auditivo que possa fornecer aos participantes tanto informações "de fora" (contexto cultural, histórico, biográfico etc.) quando "de dentro" (estrutura, formas de interpretação, instrumentação etc.) das músicas, num equilíbrio que possa enriquecer o conhecimento intuitivo daquelas pessoas não-musicistas.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 10:00 às 12:00
    Local: Sala ED06 prédio anexo FE


12 - DANÇAS DE SALÃO: TEORIA E PRÁTICA DOS PRINCIPAIS RITMOS POPULARES


AMAURY FERNANDES
GGBS/HC

Ementa: Fazer com que o adulto descubra e/ou compreenda os principais ritmos e estilos de danças denominadas "de salão", incentivando o processo de APRENDIZAGEM ARTÍSTICA e CULTURAL como uma das "ferramentas" usadas na melhoria de QUALIDADE DE VIDA.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 09:30 às 11:30
    Local: Sala de Dança da FEF


13 - DESENVOLVA O LÍDER QUE HÁ EM VOCÊ


ORLANDO CARLOS FURLAN
INSTITUTO DE ECONOMIA

Ementa: O que faz de uma pessoa líder? O que você ganha sendo líder. Qual sua definição de líder? Os segredos dos líderes. Fontes de Liderança. O liderado mais complicado, quem é?. Como é o líder que você quer ser? Qual sua fonte de obsessão? Conquistando aliados. Os personagens da Liderança. A construção do sucesso futuro.

  • Data de realização: 30 de outubro, das 14:30 às 16:30
    Local: auditório do Instituto de Economia

 

14 - EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL : UMA REFLEXÃO INDIVIDUAL E COLETIVA


JANAÍNA DE FÁTIMA FONTEBASSO
PREFEITURA DA UNICAMP - DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE

Ementa: O mundo dos afetos, das corporeidade, da sensibilidade, da integração vivencial é negado como fraqueza e debilidade humana. Essa negação ocorre devido a rótulos já pré estabelecidos e impressos em nosso potencial genético decorrentes de nossa história, cultural, social, educativa, econômica e política, devemos estar atentos enquanto educadores socioambientais da VIDA para algumas reflexões no nosso cotidiano . É necessário que cada ser enquanto educador sócio ambiental possa fazer uma viagem intrínseca, sobre o seu atual ciclo de vida para descobrir os encantos e quem sabe reciclar alguns conceitos pré-estabelecidos, respondendo as seguintes questões: O que você mais valoriza em tua vida?; O que mais te preocupa ?; Quando você fica mais feliz? ; Quando você fica mais triste?; Com quem você gosta de ficar?; Você gosta de plantas, animais, velhos, crianças...? ;Você tem o sentimento de pertencimento no seu local de trabalho e onde mora ?; O que você senti quando está em um ambiente natural?; O que você senti quando está em um ambiente urbano?; Qual é a sua relação com o mundo? Após mergulharmos no nosso íntimo do mais íntimo ( Sto Agostinho), quem sabe enquanto educadores socioambientais possamos estabelecer relações sincronizadas com o ambiente interno e externo a nós, com a perspectiva de promover uma saudável conexão com um processo participativo, oferecendo subsídios para que todos tenham a oportunidade de realizar atividades, onde o fazer junto facilite ações que resultem em criação de vínculos afetivos, e o reconhecimento de todos os envolvidos facilitando uma transformação no ambiente de trabalho, de lazer, em casa . Aprofundando o Respeito, a priori Consigo Mesmo, com o Outro e com o Universo.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: BAE Biblioteca Central

 

15 - ENTENDENDO A COMUNICAÇÃO HUMANA


RUBENS QUEIROZ DE ALMEIDA
CCUEC

Ementa: Por que as pessoas não se entendem? Por que existem tantos conflitos no trabalho, em casa, na escola? Homens e mulheres são diferentes? O que é percepção, o que é realidade, como interpretamos as informações que recebemos, como agimos com base em interpretações que podem, muitas vezes, serem incorretas? A palestra apresenta diversas visões sobre a comunicação humana e oferece, através de um melhor conhecimento deste processo complexo, alternativas para relacionamentos menos conflituosos

  • Data de realização: 29 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório I da AFPU

 

16 - O MAU HÁLITO E SEU TRATAMENTO


ANGELA REGINA GONÇALVES TIZIANI
CECOM/ODONTOLOGIA

Ementa: O mau hálito afeta mais de 50 milhões de pessoas no Brasil. O fato de ter mau hálito, faz com que a pessoa se retraia, evitando contato mais próximo com outras pessoas, sofrendo prejuízos sociais e até profissionais. Muitas pessoas acreditam que o mau hálito vem do estômago, mas isso não é verdade. Sabe-se que 90% da halitose se origina na cavidade oral. E o mau hálito tem cura. Neste curso vou falar sobre as causas e sobre o tratamento da halitose.

  • Data de realização: 30 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório do Instituto de Economia

17 - INTRODUÇÃO A GESTÃO POR PROCESSOS


NELMA APARECIDA MAGDALENA MONTICELLI
CENTRO DE COMPUTAÇÃO - CCUEC

Ementa: 1. Gestão por Processos : Por que na Unicamp? / 2. Visão Sistêmica da Organização e os Processos / 3. Exemplos de práticas na Unicamp / 4. Mapeamento de Processos e identificação de oportunidades de melhoria / 5. Vamos aprender juntos / 6. Como entrar nesse movimento de melhoria contínua na Unicamp - GEPRO?

  • Data de realização: 31 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Sala Multiuso da AFPU

 

18 - INTRODUÇÃO AO DRUPAL - TEORIA E PRÁTICA


DENIS GABRIEL IGNÁCIO
CCUEC

Ementa: Introdução / Passos para instalação do Drupal / Instalação de idioma / A interface administrativa / Criação e edição de conteúdo / Tipos de conteúdo / Criação e configuração de blocos / Criação de usuários e permissões / Trabalhando com módulos / Dúvidas

  • Data de realização: 31 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: CCUEC - Laboratório


19 - LIBRAS: A ARTE DE OUVIR COM OS OLHOS E FALAR COM AS MÃOS 


ANDREA DA SILVA ROSA / ROSEMEIRE APARECIDA ANTUNES DESIDERIO / VALDECIR MENINS
CEPRE - FCM

Ementa: Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no ambiente de trabalho. O objetivo deste mini-curso é instrumentalizar os funcionários para o estabelecimento de uma comunicação funcional com pessoas surdas, favorecer a inclusão da pessoa surda no contexto do ambiente de trabalho e expandir o uso da LIBRAS na unicamp.

  • Data de realização: 30 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Sala PDG da AFPU


20 - MEMÓRIAS DE INFÂNCIA – RECRIAÇÕES SOBRE O VIVIDO


ANA CRISTINA COLLA
LUME- NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS

Ementa: Utilizando como dinâmica a observação, o relato oral e a escrita, o curso pretende criar um espaço de convívio como troca de experiências e acesso a memórias pessoais.Esta vivência abordará questões relacionadas ao ambiente onde se vive, à família, aos afazeres, aos ofícios, através de:
Jogos; Músicas Infantis; Histórias vividas na infância; Brincadeiras; Troca de vivências (depoimentos vividos)

  • Data de realização: 24 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Sala de Dança da FEF

 

21 - NEGOCIAÇÃO: PREPARANDO-SE PARA O MELHOR


ORLANDO CARLOS FURLAN
INSTITUTO DE ECONOMIA

Ementa: As negociações diárias. As três maneiras de negociar. As maiores dificuldades da negociação. Como se preparar adequadamente. O negociador Ideal. Pontos importantes a serem lembrados. Como fazer concessões. O Planejamento e a Argumentação. Como obter informações. Os três elementos críticos. Os dez mandamentos da negociação.

  • Data de realização: 29 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório do Instituto de Economia


22 - O EDUCADOR BRINQUEDISTA: JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO


MAGALI APARECIDA DE OLIVEIRA ARNAIS
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE - BCCL UNICAMP

Ementa: Aspectos teórico-metodológicos relacionados ao jogo, brinquedo e a brincadeira e sua importância para o desenvolvimento da criança, oportunizando atividades lúdicas como recursos pedagógicos nas instituições de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Objetivos:- Reconhecer o jogo, o brinquedo e a Brincadeira como recursos no processo de ensino aprendizagem na infância. - Analisar os diversos tipos de jogos e brinquedos em seus aspectos educativos. - Justificar a importância da mediação do educador brinquedista na atividade lúdica dentro do ambiente escolar.

  • Data de realização: 26 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Laboratório - Biblioteca Central


23 -O ESPAÇO DE LEITURA ACESSIVEL E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL


MAGALI APARECIDA DE OLIVEIRA ARNAIS E VILSON ZATTERA
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE- BCCL UNICAMP

Ementa: Apresentação dos recursos disponíveis e tecnologias Assistivas do LAB-Acessibilidade da BCCL-Unicamp com vistas a compreensão do ato de leitura como importante atividade educacional, de lazer, de trabalho e de acesso á informação para as pessoas com deficiência visual. Objetivos: Desenvolver saberes necessários para possibilitar o acesso à leitura das pessoas com deficiência visual. Conhecer recursos e as tecnologias Assistivas do Laboratório de Acessibilidade da BCCL-Unicamp.

  • Data de realização: 24 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Laboratório - Biblioteca Central


25 - O SISTEMA BRAILLE E OS RECURSOS DE INFORMÁTICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


FÁTIMA APARECIDA GONÇALVES MENDES
CEPRE/FCM

Ementa: O objetivo do minicurso é aproximar o tema sobre deficiência visual da comunidade, já que uma das dificuldades da pessoa com deficiência visual é o desconhecimento das pessoas a sua volta sobre os recursos disponíveis para o aprendizado e as possibilidades de inclusão das pessoas cegas e com baixa visão, bem como o próprio desconhecimento, pelas pessoas com deficiência visual, de tais recursos.

  • Data de realização: 26 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Auditório - Biblioteca Central


26 - O TRABALHO DO PALHAÇO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES


RICARDO PUCCETTI LUME
NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS TEATRAIS

Ementa: O palhaço se manifesta pela dilatação da ingenuidade e do ridículo presente em todos nós, revelando a comicidade contida em cada indivíduo. Portanto, todo palhaço é pessoal e único, ou seja, tem uma identidade própria. Trata-se de uma primeira vivência da utilização cômica do corpo, que é particular e diferente para cada um; a descoberta do ritmo pessoal e um vislumbre da lógica de cada palhaço, ou seja, sua maneira de ação e reação frente ao mundo que o cerca. Um modo de descobrir e ampliar as possibilidades de uso do próprio corpo e, através do jogo e da brincadeira, estabelecer contato com os colegas, descobrindo novas nuances de relação. De uma maneira leve e divertida, o workshop permite que as diferenças venham à tona, sublinhando as distintas identidades e, pelo encontro delas, novos modos de ver o mundo podem ser experimentados. Não requer prévia experiência como ator ou palhaço, mas é voltado para pessoas com vontade de se conhecer e com disponibilidade para se divertir.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Sala de Dança da FEF

 

27 - CERIMONIAL PRÁTICO NA UNIVERSIDADE


ALBERTO RAVAGNANI, SILVIA MOTTA E GIOVANA ZORZI
CERIMONIAL / GR

Ementa: Posse e Transmissão de Cargos de Diretor de Faculdades e Institutos. Como conduzir uma posse de diretor, roteiro, logística e modelos de mesa, decoração e outros.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 14:30 às 17:30
    Local: Auditório I da AFPU


29 - PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS E AS DOENÇAS ALIMENTARES


DIRCE YORIKA KABUKI
FAE

Ementa: Identificar os diferentes tipos de processos de conservação de alimentos e discutir os fatores envolvidos. Compreender as arreiras usadas para conservação dos produtos comercializados. Relacionar a conservação dos alimentos com as doenças alimentares mais conhecidas e veiculadas por alimentos. Importância da conservação de alimentos para a saúde.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório I da AFPU


30 - PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA UNIVERSIDADE


APARECIDA DO CARMO CAMPOS
UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA - SERVIÇO SOCIAL-HC

Ementa: Raça, Etnia e a universidade: Etnocentrismo, Racismo, Cientificismo e Nacionalismo. O Estado e as relações étnicas e raciais. A questão étnica/racial e os movimentos sociais baseados na política de identidades. Políticas Públicas, cotas e a questão étnica/racial e o papel profissional.

  • Data de realização: 24 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Auditório I da AFPU


31 - QUEIJO: ALIMENTO SAUDÁVEL E RICO EM SABORES


MARIA ELISABETE FERNANDES DIAS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Ementa: Aspectos históricos do queijos. Definição. Importância da matéria-prima na fabricação de queijos. Processos de fabricação. Maturação de queijos. Classificação dos queijos. Defeitos em queijos. Aspectos de degustação. Características dos principais queijos comercializados no Brasil.

  • Data de realização: 29 de outubro, das 14:30 às 16:30
    Local: Espaço Gourmet da DTA FEA


32 - REINVENTANDO VOCÊ PARA O FUTURO


ORLANDO CARLOS FURLAN
INSTITUTO DE ECONOMIA

Ementa: O que esperamos do futuro e suas implicações para minha vida? O futuro é agora e nos surpreende. Como e onde nos prepararmos? Pendurar a chuteira é a solução? Qual a melhor decisão a tomar hoje? Quantidade ou Qualidade? Os três fatores que impactam no resultado final. Montando a estratégia ideal.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 09:30 às 12:30
    Local: Auditório do Instituto de Economia


33 - SAÚDE FINANCEIRA E QUALIDADE DE VIDA (turma 1)


CAMILA FERREIRA, ÉRIKA BUENO E FREDERICO BACIC
SERVIÇO SOCIAL/GGBS

Ementa: A busca por um padrão de vida confortável e o sonho da independência financeira são objetivos de vida da maioria das pessoas. Porém, a falta de educação financeira, os apelos de consumo e a complexidade dos cálculos econômicos nas operações financeiras dificultam a tomadas de decisões assertivas para o alcance destes objetivos. Diante deste quadro o minicurso oferecerá aos participantes o conhecimento de ferramentas para o controle financeiro, além de estratégias de como investirem melhor seus recursos para planejarem sua aposentadoria, a educação dos filhos, a viagem dos sonhos, a troca do automóvel ou a compra de seu imóvel. Através deste curso o participante poderá identificar seu perfil econômico, traçar objetivos e conhecer as melhores estratégias para uma vida financeira saudável e feliz.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 09:00 às 12:00
    Local: Auditório I da AFPU


34 - SAÚDE FINANCEIRA E QUALIDADE DE VIDA (turma 2)


CAMILA FERREIRA, ÉRIKA BUENO E FREDERICO BACIC
SERVIÇO SOCIAL/GGBS

Ementa: A busca por um padrão de vida confortável e o sonho da independência financeira são objetivos de vida da maioria das pessoas. Porém, a falta de educação financeira, os apelos de consumo e a complexidade dos cálculos econômicos nas operações financeiras dificultam a tomadas de decisões assertivas para o alcance destes objetivos. Diante deste quadro o minicurso oferecerá aos participantes o conhecimento de ferramentas para o controle financeiro, além de estratégias de como investirem melhor seus recursos para planejarem sua aposentadoria, a educação dos filhos, a viagem dos sonhos, a troca do automóvel ou a compra de seu imóvel. Através deste curso o participante poderá identificar seu perfil econômico, traçar objetivos e conhecer as melhores estratégias para uma vida financeira saudável e feliz.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Sala PDG da AFPU


35 - TECENDO HISTÓRIAS


MARIA LUCIA NEVES
Aposentada/Unicamp

Ementa: O minicurso TECENDO HISTÓRIAS quer despertar nos participantes o prazer de ler e o desejo de narrar histórias, através de uma dinâmica que inclui literatura e artes plásticas. Uma roda de conversa completa o percurso para identificar as características do grupo e confirmar a importância desta prática que é muito simples e fácil de ser realizada com sucesso em qualquer lugar e ocasião.

  • Data de realização: 24 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Auditório II da AFPU


36 - TRABALHO EM EQUIPES, EU FAÇO A DIFERENÇA!


SILVIA HELENA COVAIS
COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA

Ementa: O minicurso oferece oportunidade aos participantes de vivenciar dinâmicas que explicitam a diferença do trabalho em grupo do trabalho em equipes.

  • Data de realização: 23 de outubro, das 14:00 às 17:00
    Local: Sala III do Instituto de Economia


37 - A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA ORAL E A POSSIBILIDADE DE RECONSTRUIR A MEMÓRIA


CARLOS ROBERTO PEREIRA DE SOUZA
REITORIA- CGU -COORDENADORIA DE CENTROS E NÚCLEOS INTERD. DE PESQUISA - CENTRO DE MEMORIA

Ementa: A Metodologia da História Oral, ao longo de seu desenvolvimento, preocupou-se em registrar as histórias de vida de sujeitos, familias, empresas,bairros,grupos sociais etc. Trata-se de um método envolvente e prático, onde posssibilita individuos contar as suas próprias experiências de vida, permitindo assim conhecermos, através de suas próprias palavras, suas trajetórias junto aos grupos sociais nos quais estão inseridos.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 9:00 às 12:00
    Local: Sala de treinamento da DGA


38 - OFICINA DE ARTE - PINTURA EM TELA (turma 1)


MARIA HELENA / MÁRCIA CRISTINA QUAIATTI ANTONELLI
IQ / UNICAMP

Ementa: A pintura em tela possibilita a formação de um indivíduo mais crítico e criativo.
A oficina ajuda a desenvolver a observação, a imaginação, a percepção visual e a integração.

  • Data de realização: 25 de outubro, das 12:00 às 13:30
    Local: Sala de treinamento do Instituto de Química


39 - OFICINA DE ARTE - PINTURA EM TELA (turma 2)


MARIA HELENA / MÁRCIA CRISTINA QUAIATTI ANTONELLI
IQ / UNICAMP

Ementa: A pintura em tela possibilita a formação de um indivíduo mais crítico e criativo.
A oficina ajuda a desenvolver a observação, a imaginação, a percepção visual e a integração.

  • Data de realização: 26 de outubro, das 12:00 às 13:30
    Local: Sala F-11 no Instituto de Química