Sobre o evento

O evento esportivo comunitário – Volta da UNICAMP é realizado anualmente, sempre no segundo semestre e tem como prática as atividades de caminhar e ou correr. É promovido pela Unicamp, através da Faculdade de Educação Física e com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais-GGBS.

Na perspectiva da prática de atividades físicas muitas são as modalidades conhecidas, porém uma das atividades que dificilmente é deixada de lado é a caminhada. Por ser uma atividade completa, não possui contraindicações e pode ser praticada por qualquer indivíduo de qualquer faixa etária.

Na intenção de aumento da intensidade da atividade física do caminhar, passa-se para o conceito de correr.

A corrida, por sua vez, é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes. Oportuniza estar em contato com a natureza por mais tempo, pode fazer mais amigos, livrar se do estresse e sentir-se mais feliz.

Há uma série de evidências científicas que provam que há mais benefícios da caminha e ou corrida ou quaisquer exercícios intensos praticados regularmente que qualquer pílula que um médico possa prescrever. Nesse ano de 2019 “A VOLTA DA UNICAMP” entra na sua 10ª edição, e nesta trajetória de eventos a primazia sempre foi a participação da comunidade Interna, e também recebendo a comunidade externa a universidade.

Na soma total das nove edições já realizadas, o evento já recebeu cerca de 14.600 participantes regularmente inscritos e ainda houve a participação, sem inscrição, dos chamados “pipocas” totalizando a participação na VOLTA DA UNICAMP, em torno de vinte e três mil pessoas o que demonstra o sucesso do evento.

OBJETIVOS

Incentivar a comunidade a uma prática saudável de Atividade Física através da corrida e caminhada, contribuindo com a gama de atividades comunitárias proporcionadas por essa Universidade. Integrar a comunidade universitária à comunidade externa.

Promover saúde, ciência e sustentabilidade em um evento esportivo para toda a família. Trazer a comunidade para dentro da universidade utilizando o campus como espaço de lazer. Solidificar o evento no calendário de realizações da universidade.

EIXOS DO EVENTO

Saúde e responsabilidade social, Ciência e ensino e Sustentabilidade.