SERVIÇO SOCIAL
Acolher servidores da universidade ativos e aposentados, através de programas, projetos e benefícios materiais focando a área da saúde.
Objetivo
Atender o funcionário ou familiar analisando a problemática apresentada, visando conhecer melhor sua realidade, possibilitando diagnóstico social.
Ações
- Entrevista individual ou familiar; com análise de documentação e questionário sócio-econômico;
- Visita domiciliar;
- Orientações e encaminhamentos para rede (Centro de Saúde, Conselhos Gestores de Direitos, etc);
- Mediação de acordos financeiros;
- Benefícios Eventuais;
- Oferecer informações sobre as políticas públicas oferecidas pelo Estado;
- Orientar a família quanto a direitos e procedimentos na ocorrência de óbito.
Como solicitar o serviço?
- Procura espontânea do funcionário;
- Encaminhamentos de chefias;
- Encaminhamentos de outros serviços;
- Para agendamento, contatar secretaria no telefone 3521-4859.
Documentação necessária para o atendimento:
Cópias de:
- CIC e RG;
- Extrato Bancário dos últimos 30 dias, para orientação orçamentária;
- Holerite atual;
- Carteira de trabalho de todos membros da família (empregados ou desempregados);
- Comprovantes de despesas (água, luz, medicamentos, aluguel, prestação diversas, etc);
- No caso de doença na família, laudo ou declaração médica.
Para mais informações, entre em contato com o Serviço Social através dos telefones: (19) 3521-4856 a 3521-4859
Trata-se de um evento que tem a finalidade de oportunizar espaços de ampliação do conhecimento sobre direitos sociais e informação de utilidade pública, através de palestras, colóquios, etc. As atividades do Espaço Cidadão são realizadas periodicamente e amplamente divulgadas para a comunidade.
Confira os eventos anteriores
Objetivo
Proporcionar um acolhimento imediato aos funcionários em suas dificuldades sociais emergenciais.
Ações
- Orientar, informar e propor soluções;
- Encaminhar para outros serviços internos e rede de apoio;
- Assistir com benefícios eventuais, mediante avaliação social.
Como solicitar o serviço ?
- Procura expontânea do funcionário
- Encaminhamento de chefias
- Encaminhamento de outros serviços
Documentações solicitadas para o Plantão Social:
- Documentos que comprovem a situação apresentada;
- Holerite atual;
- Extrato bancário de trinta dias, para orientação orçamentária.
Para mais informações, entre em contato com o Serviço Social pelos telefones: (19) 3521-4856 a 3521-4859
Este Programa (PADQ) é voltado aos funcionários da Universidade (Unicamp/Funcamp) que são usuários abusivos e compulsivos de substâncias psicoativas e/ou convive com algum membro da família que faz uso dessas substâncias.
Conheça as ações do Programa desenvolvidas pelo GGBS
Objetivo Geral
- Proporcionar condições de tratamento aos funcionários que fazem uso abusivo e compulsivo de substâncias psicoativas.
Público alvo
- Funcionários UNICAMP/FUNCAMP e apoio aos familiares
O que o programa oferece?
- Intermediação da internação dos funcionários da Universidade em clínicas parceiras que comparecerem com prescrição médica de internação.
- Orientações e encaminhamentos aos funcionários com familiares dependentes químicos para tratamento em serviços externos (ProgramaRecomeço, CAPS e outros).
- Oferecer suporte à família no enfrentamento das questões cotidianas, referente ao uso abusivo e compulsivo de substâncias psicoativas.
Critérios de adesão ao Programa
- Adesão ao tratamento deve ser voluntária;
- Funcionário deverá estar acompanhado de um familiar e ou/responsável;
- Ter prescrição médicado CECOM / ASPA – HC e/ou convênios médicos;
- A intermediação do tratamento será nas clínicas parceiras;
- O apoio financeiro ao tratamento será mediante avaliação sócio econômica.
Obs.: Não haverá apoio financeiro nas internações ocorridas fora deste contexto.
O Projeto Familiarizando é voltado à família, propicia acolhimento individual e ou/grupo, auxiliando-as em suas dificuldades sobre como lidar com a questão da Dependência Química; amplia sua rede de apoio, o seu fortalecimento, oferecendo subsídios necessários no sentido de habilitá-la a conviver adequadamente com a doença do familiar e tambémcuidar da doença já instalada em si mesma, ou seja, a codependência.
Objetivo:
- Propiciar informações à família sobre as questões sociais, psicológicas e a codependência, visando à autonomia de sua vida e o enfrentamento junto à doença do dependente químico.
Público alvo:
- Família de funcionários atendidos no Programa de Atenção a Dependência Química, ou funcionários que tem adictos em seu núcleo familiar.
O que o programa oferece?
- Módulo I
- Acolhimentos individuais realizados através de cinco encontros temáticos com entrevista semiestruturada, recursos didático-metodológicos com objetivo de ampliar o conhecimento da família frente à doença da dependência química.
- A realização dos encontros com familiares independe da internação do familiar acometido pela doença.
- Acolhimentos individuais realizados através de cinco encontros temáticos com entrevista semiestruturada, recursos didático-metodológicos com objetivo de ampliar o conhecimento da família frente à doença da dependência química.
- Módulo II
- Atendimentos em grupo com a realização de 07 (sete) encontros uma vez ao mês, com a proposta de reforçar os conhecimentos adquiridos no Módulo I, compartilhando experiências vivenciadas sobre a doença/dependência ecodependência de forma simples e objetiva.
- Dinâmicas, Oficinas e Palestras, promovendo roda de conversas e troca de saberes entre os membros e profissionais convidados;proporciona informação e reflexão ao grupo.
- O pré-requisito para adesão ao módulo II é ter participado do módulo I.
- Atendimentos em grupo com a realização de 07 (sete) encontros uma vez ao mês, com a proposta de reforçar os conhecimentos adquiridos no Módulo I, compartilhando experiências vivenciadas sobre a doença/dependência ecodependência de forma simples e objetiva.

O Programa Redescobrindo surgiu após uma análise dos atendimentos realizados pelo Serviço Social aos servidores aposentados da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP que apresentavam recorrentes demandas de inserção social. Desde então proporciona um espaço para o debate e enfrentamento das questões que se apresentam com a efetivação na aposentadoria e a chegada da terceira idade.
Qual é o objetivo do Programa?
Acolher servidores aposentados da Universidade que são ou já foram atendidos pela equipe do Serviço Social, através de ações de cunho preventivo e educativo que contribuem para a melhora na qualidade de vida, proporcionando formas de enfrentamento das questões cotidianas.
Como se desenvolve o Programa?
O Programa realiza diversas atividades voltadas aos servidores aposentados como, palestras educativas, oficinas lúdicas, dinâmicas em grupo, atividades físicas adaptadas, passeios culturais e rodas de conversas. Os encontros são realizados com o assistente social, estagiários de Serviço Social, psicólogo e com o apoio de profissionais de diversas áreas e institutos da Universidade e externos.
Quando ocorrem os encontros?
Os encontros são realizados quinzenalmente, as quintas-feiras das 09:00 às 11:30h, no âmbito da Universidade e semestralmente atividades externas.
Como faço para participar?
A adesão ao Programa acontece através de encaminhamento do Serviço Social e/ou procura espontânea através dos telefones (19) 3521-4857 ou (19) 3251-4858 com a equipe do Serviço Social do GGBS. Nos encontros é permitida, ao servidor aposentado, a participação de um acompanhante.