Outubro Rosa

Você sabia que o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres brasileiras?
Pois é, cerca de 50 mil casos são diagnosticados ao ano!
Mas olha só que bom… Se detectado precocemente, tem taxas de cura de até 100%.

Quais são as mulheres que normalmente são mais atingidas por essa doença?
A maioria dos casos ocorre em mulheres sem nenhum fator de risco prévio, e desse
aspecto resulta a importância da busca sistemática em todas as mulheres, chamada de
rastreamento.

Como faço para tentar evitar o câncer de mama?
A prevenção ainda é um desafio, mas evitar o ingestão frequente de bebida alcoólica, manter o peso dentro da normalidade e praticar atividade física podem reduzir o risco em algumas mulheres.

Quais os principais sintomas e como detectar?
O câncer de mama se manifesta em geral pela presença de nódulos, que podem ou não ser palpáveis, mas também podem aparecer como mudanças na cor e textura da pele, e abaulamentos ou retrações. É importante que a mulher tenha o hábito de palpar suas mamas regularmente, para conhecer "aquilo que é parte dela", e ficar atenta ao aparecimento de novos achados.

Como fazer o rastreamento?
As maiores chances de cura ocorrem em mulheres com nódulos ainda não detectados pelo exame clínico. Por este motivo, todas as mulheres devem fazer o rastreamento, que é feito através da mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos.

E o tratamento?
Dependerá do estágio e do tipo do tumor e pode envolver uma combinação de cirurgia,quimioterapia e radioterapia.
Não deixe de agendar sua consulta no AAM do Cecom para realizar o exame das mamas e o rastreamento de câncer de mama e câncer de colo de útero.

 

Esta ação consiste na mobilização das Unidades e Órgãos para o envio de uma foto com o maior número de servidores juntos, vestindo uma peça de roupa rosa em outubro. Nosso objetivo é mobilizar e conscientizar as pessoas da importância da prevenção do câncer de mama. Participe!



Clique aqui e confira as regras para participar do Desafio Outubro Rosa

ATENÇÃO: TODOS OS CAMPOS SÃO OBRIGATÓRIOS

Novembro Azul







Apesar do Novembro Azul estar fortemente vinculado à prevenção do câncer de próstata, o Ministério da Saúde trabalha com uma visão mais ampliada e abrangente, aproveitando a época para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os sentidos.

Os homens são sujeitos que necessitam de cuidados.

Os serviços de saúde são também espaços masculinos.

A assistência básica no cuidado à saúde masculina é necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde para que os homens tenham vida de qualidade.

A assistência básica à saúde masculina compreende: saúde cardiovascular, sexualidade, planejamento familiar, prevenção do câncer de próstata, saúde mental e violência doméstica e urbana.


 


Esta ação consiste na mobilização das Unidades e Órgãos para o envio de uma foto com o maior número de servidores juntos, vestindo uma peça de roupa azul em novembro. Nosso objetivo é mobilizar e conscientizar as pessoas da importância da prevenção do câncer de próstata. Participe!



Clique aqui e confira as regras para participar do Desafio Novembro Azul

ATENÇÃO: TODOS OS CAMPOS SÃO OBRIGATÓRIOS

Sobre

Outubro Rosa e Novembro Azul é uma parceria GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais e Cecom - Centro de Saúde da Comunidade

Fale Conosco