Formação, Sensibilização e Bate-papo com Kiusam de Oliveira



7 de novembro, às 9 horas, no auditório do Lis

 

A atividade será conduzida pela contadora de histórias Kiusam de Oliveira, Doutora em Educação, Mestre em Psicologia, docente na Universidade Federal do Espírito Santo. Kiusam também é especialista em temática étnico-racial, contadora de histórias e Professora de danças afro-brasileiras.

A atividade está centrada nas questões da educação para as relações étnico-raciais focadas nos Direitos Humanos e aspectos comportamentais e sociais relacionados aos pilares historicamente difundidos sobre a cultura negra e a ancestralidade, propondo maneiras de implementar práticas (como arcabouço legal e estratégias para a implementação da lei 10.639/03) e estratégias capazes de alertar e sensibilizar para a necessidade de reelaborar pensamentos e ações.

Trazendo como ferramenta central a pedagogia da ancestralidade (Kiusam de Oliveira), que parte dos conhecimentos ancestrais para fundamentar epistemes afro referenciadas, a literatura negro-brasileira do encantamento (Kiusam de Oliveira) tem sido usada como forma de revelar o empoderamento de crianças e jovens negros e negras, tendo caminho fértil na intencionalidade para o empoderamento, sobretudo, da mulher negra.