
RODA DE CONVERSA:
"MINHA PELE, NOSSA HISTÓRIA: RETRATOS DE LUTA E RESISTÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA"
14 de novembro, das 9 às 12 horas, no Centro de Convenções
RESUMO: Com o objetivo de ampliar o olhar e a reflexão dos participantes sobre a trajetória de luta e resistência da cultura afro-brasileira e sua influência na construção da identidade do Brasil, esta atividade propõe o resgate dessa história, contada em 1ª pessoa, a partir das memórias e vivências dos convidados, alunos, funcionários e docentes da Unicamp. Esta mesa debaterá relações étnico-raciais e ações de resistência no contexto do racismo institucional.
- 09:00
Mesa de Abertura
- 09:30
EXIBIÇÃO DO VÍDEO “PARA NÃO PASSAR EM BRANCO” elaborado pela jornalista Maria Alice da Cruz em parceria com a PROEC e o GGBS, que retrata a trajetória e vivências de alunos, funcionários e docentes negros da Unicamp;
-
10:00
BATE PAPO com ZEZÉ MOTTA sobre sua trajetória nos mais de 50 anos de carreira, inspirada em sua biografia, chamada “Um Canto de Luta e Resistência”.
-
11:00
Apresentação Cultural com o NÚCLEO DE SAMBA CUPINZEIRO.
Com 18 anos de trajetória o Núcleo Cupinzeiro é citado com um dos principais projetos de pesquisa e criação musical do Estado de São Paulo, principalmente pelo seu trabalho com o samba.
Para este show o Cupinzeiro apresentará um repertório com sambas de compositores que lutaram muito pela cultura afro-brasileira como: Candeia, Wilson Moreira, Gonzaguinha, D Ivone Lara; além de composições inéditas do grupo.
- 12:00
Encerramento
Durante a programação a Editora Unicamp estará no hall de entrada com exposição de livros relacionados à temática e/ou de autoras(es) negras(os)