COMUNICADO SOBRE REAJUSTE ANUAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA / SABE - 2022


COMUNICADO SOBRE REAJUSTE ANUAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA / SABE - 2022


event_noteAtualizado em: 30/06/2022

Informe sobre reajuste do plano de saúde – período 2022-23
 
Como previsto nos contratos com as operadoras dos planos de saúde que têm parceria com o GGBS, nos meses de abril e maio ocorreram as negociações sobre os índices de reajuste para o próximo ano de contrato 2022-23.
O contrato vigente com a Associação de Saúde Portuguesa de Beneficência é um plano do tipo coletivo por adesão espontânea que, conforme a legislação vigente, pode ter o valor reajustado livremente baseado em acordo comercial entre a empresa contratada e contratante (GGBS/Unicamp). Neste tipo de plano/contrato, o foco principal dos reajustes é a garantia da sustentabilidade financeira do plano para as partes envolvidas (operadora e beneficiários). Busca-se nesse processo um equilíbrio entre valores que sejam financeiramente viáveis para que os beneficiários mantenham o acesso ao benefício, e que simultaneamente mantenham a margem financeira em níveis aceitáveis para a prestadora manter os serviços.
Além da previsão de reajuste anual, os contratos detalham as fórmulas utilizadas para o cálculo do reajuste e a partir da proposta inicial da operadora inicia-se o processo de negociação entre as partes.
Neste sentido, em função da situação econômica vivenciada no país nos últimos anos, em especial no referente aos índices inflacionários, a equipe do GGBS conduziu as negociações com o objetivo de reajustes inferiores ao índice oficial de inflação (IPCA). Após algumas semanas de negociação entres as partes chegou-se ao valor de 8% para o reajuste do plano Beneficência Portuguesa. 
O reajuste mostra-se extremamente favorável aos beneficiários, com  redução de 3,9 pontos percentuais em relação à proposta inicial da empresa (11,9%) e 2,54 pontos percentuais abaixo da inflação oficial (10,54%) no período.
Ressalta-se o fato de o reajuste se seguir ao índice de 0% (manutenção dos valores desde 2020)  aplicado no último ano pela Beneficência Portuguesa, índice muito inferior à inflação no período e às taxas contratuais de reajuste.
Cabe reafirmar que o GGBS, observando a previsão do índice de reajuste aplicado aos planos de pessoa física pela ANS, lutou para que o servidor da Unicamp fosse beneficiado com aplicação de reajuste com  taxa abaixo do fixado pela respectiva agência reguladora (https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-estabelece-teto-para-reajuste-de-planos-de-saude-individuais-e-familiares).
Desta forma, o GGBS reafirma o compromisso de trabalhar pela manutenção dos benefícios aos funcionários, sempre buscando condições diferenciadas e vantajosas em relação ao mercado. 
 

Negociação com plano de saúde – Período 2022-23

 

Proposta da empresa

Taxa negociada

IPCA-12 meses

TETO ANS

Beneficência Portuguesa

11,9%

8%

10,54%

15,5%

  

Deixe seu comentário